Visite o portal do Prêmio

03/07/2015

Agronegócio é nova categoria do Prêmio

AgroO agronegócio é um segmento que cresce ano a ano, com safras recordes e tecnologia no campo, e vem segurando o PIB nacional, evitando uma queda maior do que é esperada para este ano. O Brasil é uma potência agrícola. Considerado celeiro do mundo, segundo a FAO (Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), é o primeiro maior produtor e exportador de algumas commodities como café, leite, açúcar e suco de laranja. Segundo maior produtor de carne de gado, soja e aves; e terceiro em milho. E ainda tem muitas áreas cultiváveis, terras férteis e diferentes tipos de solo e clima.

Vale destacar que o campo movimentou R$ 1,1 trilhões em 2014. Esse valor correspondeu a 20% do PIB total do país, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Batendo recorde, a safra de grãos passou as 200 milhões de toneladas e a produção de carne fechou em 26 milhões de toneladas. Além disso, o saldo positivo do agronegócio de US$ 80 bilhões, em 2014, nas exportações foi destaque dentre todas as outras.

AgronNeste ano não será diferente: a agropecuária deve continuar crescendo. Pelas projeções, o setor vai crescer 1,5%, sendo um dos únicos a registrar alta. Há grandes expectativas de maior produção de soja, arroz e de carnes. Se confirmadas, o resultado superará o ano de 2014, quando o segmeneto cresceu 0,4%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, dessa vez, seguindo a retração de todo o mercado local, o agronegócio não deve conseguir impedir que a economia brasileira termine com resultado negativo. O PIB 2015 de modo geral deve ter uma retração de 1,2%. Já o PIB do agronegócio, comparado aos demais setores, está sendo um sucesso no começo deste ano. Levantamentos do IBGE indicam cresceu 4,7%, de janeiro a março.

Em suma, além do agronegócio ser um dos segmentos de atuação da CNH Industrial, tivemos motivos de sobra para criar essa categoria, concorda? A empresa tem grande satisfação em contribuir para toda essa potência agrícola, oferecendo soluções para todos os tipos de produtores e demandas do campo.

Não deixe de participar da 23ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico. Registre sua reportagem econômica que aborda esse relevante tema que é o agronegócio. As inscrições vão até o dia 02 de outubro e podem ser realizadas pelos Correios ou pelo site www.premiocnh.com.br.Participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>