Visite o portal do Prêmio

09/10/2015

Jornalismo moderno: desafios x evoluções

Nos últimos anos, acompanhamos o progresso do jornalismo, a evolução da tecnologia, as conversões das mídias e o surgimento de novas, o fascínio pelas redes sociais e o poder da interatividade. Paralelamente comemoramos as oportunidades e convivemos com os desafios da profissão no mundo digital.

Ilustração de www.brasil247.com/images/cms-image-000437324.jpg

Reprodução: www.brasil247.com/images/cms-image-000437324.jpg

Não é novidade, mas é válido ressaltar os dois lados dessa moeda. Por um lado, a internet amplia, e muito, o alcance da comunicação, moderniza os formatos dos conteúdos, a linguagem e o perfil do público. Além disso, ano a ano se torna o principal meio de informação, com grande e rápida aceitação e com notícias de minuto a minuto, e possibilita que os leitores se transformam em autores capazes de produzir conteúdo.

Em contrapartida, possibilita o surgimento de notícias sem credibilidade, pois exige uma pressa para a divulgação e dificulta a checagem dos dados, a divulgação de conteúdo com pouca relevância e, ao mesmo tempo, ameaça – principalmente em tempos de crise – a sobrevivência do impresso. Também exige que os jornalistas sejam multitarefas, que saibam utilizar diferentes recursos multimídias e lidar com constantes mudanças de área de cobertura e reportagens, trabalhando em ambiente econômico incerto porque as demissões são uma constante ameaça. É o “fazer mais com menos”.

Há pessoas que preferem se informar pelos jornais físicos, acreditam e apoiam as publicações impressas. Outras, preferem ler as notícias on-line e se interessam por assinaturas digitais. Viva a democracia e que o real objetivo do jornalismo seja alcançado, independente do veículo e da mídia e que o “novo jornalismo” não perca a essência de informar com qualidade.

Conversamos com jornalistas de todo o Brasil sobre o assunto para saber a opinião de quem lida com isso diariamente. Eles destacaram os desafios e avanços da profissão em tempos modernos:

Apesar de todas as reviravoltas que temos assistido nos meios de comunicação por conta da internet, acredito que a receita do bom jornalismo não mudou. Ter boas histórias pra contar, fazer uma apuração séria e, fundamentalmente, entregar um bom texto, continuam a ser a base do trabalho, esteja no papel, celular, computador, TV ou rádio. Nesse caos de informação, o bom jornalismo se sobressai e o leitor está atento a isso. Os desafios dos meios de comunicação mudaram. Os desafios do jornalismo, não. Vamos adiante que as histórias estão por aí, à espera de serem contadas.”

 André Borges
O Estado de S. Paulo

“O jornalismo atual vive um dos momentos mais fascinantes e, por consequência, dolorosos de sua história. As dificuldades das empresas jornalísticas de rentabilizar a informação digital refletem justamente a perda do monopólio de criação e de transferência de conteúdo relevante. A mudança de paradigma da comunicação pela internet, entretanto, vai além do alcance e velocidade: a rede tornou muito mais tênue, senão inexistente, a fronteira entre notícia e opinião. O conteúdo editorializado, em geral restrito a colunas e páginas segregadas na velha mídia, ganha grande relevância na rede mundial. O jornalismo tradicional sempre levantou a bandeira da isenção, quase como um dogma. Mas daí vieram os blogueiros e os youtubers ocupar essa lacuna. A isenção é, obviamente, de extrema importância para um noticiário de qualidade e de utilidade inequívoca. Porém, a internet tornou e se tornou pródiga nesse tipo de informação enviesada e opinativa sobre tudo. Creio ser esse, atualmente, um desafio a mais na encruzilhada midiática: Como agregar esse gênero de informação à fórmula tradicional e como competir com o nicho das opiniões sem amarras? Porque não aproveitar a força dos memes ou o humor para impulsionar os acessos? Não é jornalismo? Talvez. Pelo menos ainda hoje.         

Sérgio Tauhata
Valor Econômico

Em suma, esses depoimentos reforçam que, mesmo com muitos desafios, o jornalismo tem ano a ano muitas oportunidades e os tempos modernos, principalmente o mundo digital, também abrem as perspectivas para a profissão. A internet é uma ferramenta incrível e muito importante para a comunicação. Isso é inegável! O que deve ser feito é aliar a ferramenta inovadora com a credibilidade tradicional do jornalismo. Essa combinação será sempre um sucesso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>