Visite o portal do Prêmio

04/08/2015

Macroeconomia também tem categoria específica no Prêmio

Além das novas categorias Agronegócio, Construção e Transportes, o 23º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico premiará também reportagens que abordam os assuntos de macroeconomia. Não é por menos, esse amplo setor efetivamente estuda o comportamento de diferentes variáveis e as consequências delas no cenário nacional. Dentre as principais estão: renda, produção, preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, juros, balança de pagamento, taxa de salários, de câmbio e de inflação.

Reprodução 04/08/15: http://www.msia.org.br/wp-content/uploads/2014/04/explos%C3%A3o-dos-mercados-de-c%C3%A2mbio-3.png

 Os índices também entram na gama de temas da macroeconomia. Vale citar os de inflação, que medem a variação dos preços, o impacto no mercado e no custo de vida dos brasileiros, como IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o IGP (Índice Gerais de Preços). Tão singular quanto, o PIB (Produto Interno Bruto) é um dos indicadores mais utilizados para mensurar a atividade econômica de uma região.

A macroeconomia engloba fatores que influenciam o dia a dia e a vida de todos os brasileiros e assuntos que diariamente pautam a imprensa nacional, pois são temas que regem a economia do país. Por aí, imediatamente comprovamos por que a macroeconomia é uma das novas categorias do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico.

Como os temas macroeconômicos acabam refletindo na vida de todos, eles rendem boas reportagens, que nascem nas ruas, sobem aos mais altos gabinetes de Brasília e passam pelos grandes centros econômicos mundiais. Pautas sobre macroeconomia não faltam nas mídias geral e especializada.

Se você escreve sobre esse tema, não deixe de participar da 23ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico. Não perca a chance de ser um vencedor! As inscrições vão até o dia 02 de outubro, veja as informações no site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>