Visite o portal do Prêmio

30/12/2014

Nova realidade da Amazônia foi destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, premiada no 22º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo, vencedora em Excelência Jornalística do 22º Prêmio CNH IndustrialA reportagem especial a “A nova ocupação da Amazônia”, publicada na edição imprensa do jornal O Estado de S. Paulo, escrita por Renné Pereira, que ganhou o prêmio em “Excelência Jornalística”, aborda um assunto de grande interesse nacional. Ela abre a série de textos sobre o novo ciclo de investimentos da região, os reflexos na vida da população local e na comunidade indígena e os impactos nas áreas de preservação ambiental.

Após um trabalho de longa apuração e de grande levantamento de informações da repórter, a matéria apresenta a atual realidade da região e suas diferentes faces: de um lado estão as obras bilionárias anunciadas, entre projetos de mineração, hidrelétricas e terminais portuários, que vão ajudar a turbinar a economia do Norte, impulsionar o crescimento anual dos Estados da região e da renda familiar, reduzir a taxa de desemprego e valorizar as terras. Do outro, estão os severos impactos ambientais e sociais que já estão sendo gerados por boa parte desses projetos, como a redução das riquezas naturais, o aumento do desmatamento e dos índices de criminalidade, o crescimento da população, as cidades sem planejamento adequado, as estradas precárias e outras consequências.

O trabalho da jornalista identificou personagens que se beneficiaram com essa nova realidade, outras nem tanto; pontos positivos e negativos. Além disso, muitas fontes entrevistadas pela repórter demostraram preocupação com a questão, especialmente por motes ambientais.

Entenda a nova realidade da Amazônia, as oportunidades e os perigos que a região enfrenta. Leia na íntegra a reportagem A nova ocupação da Amazônia”, do jornal O Estado de S. Paulo, vencedora em “Excelência Jornalística”. São nove páginas com interessantes e abrangentes informações sobre o assunto, inúmeros gráficos e infográficos, além das imagens da região. Vale ressaltar que o prêmio existe desde que o Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico foi criado, em 1993, e tem o objetivo de contemplar uma das matérias finalistas em “Jornal”, “Revista” ou “Online”, que, mesmo não sendo a ganhadora em sua categoria, mereça destaque do júri.

O texto é realmente merecedor desse prêmio e o tema é altamente relevante para todos os brasileiros. Confira!

A equipe do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico deseja um Feliz Ano Novo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>