Visite o portal do Prêmio

27/02/2015

Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico testemunha os principais fatos há mais de duas décadas

Dragão da inflação

Dragão da inflação

Ao longo dos seus 22 anos, o Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico testemunha importantes acontecimentos do cenário econômico brasileiro. E a cada nova edição, acompanha as mudanças do país e do mundo e os assuntos que permanecem em alta e, consequentemente, em pauta. A inflação, conhecida popularmente como um “dragão” que devora o poder aquisitivo do trabalhador brasileiro, é um deles! Entra ano, sai ano, e a preocupação com ele é recorrente: ora com fogo mais alto, ora mais baixo.

Citamos a inflação por um importante detalhe. Em 1993, na primeira edição do prêmio, a reportagem “Inflação é mais perversa com o pobre”, publicada no Jornal do Brasil, escrita por Leila Magalhães, venceu o 1º lugar da categoria Nacional (até 1999 existam duas categorias Nacional e Regional, além da Excelência Jornalística). No final dos anos 80 e início dos anos 90, o “dragão”, estava solto no Brasil e não tínhamos uma política monetária que o controlasse. Isso aumentava a miséria em todo o país e a situação estava cada vez mais precária, pois o custo de vida só crescia.

Gráfico anual IPCA

Fonte: http://hcinvestimentos.com/2011/02/21/ipca-igpm-inflacao-historica/

Gráfico anual IGP-M

Fonte: http://hcinvestimentos.com/2011/02/21/ipca-igpm-inflacao-historica/

Naquele ano, um antes do Plano Real – 1994, ocorreu o ápice da inflação anual, com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrando alta de 2.477,15%. Também marcou o ano de 1993 a maior alta para o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), de 2.567,34%. A moeda da época era Cruzeiro Real (CR$) e com o cenário de hiperinflação, os brasileiros estavam com dificuldades de fazer qualquer planejamento financeiro. O Brasil estava meio “perdido”.

Após longa caminhada, felizmente houve uma estabilidade na economia com o Plano Real (R$), lançado em 1º de julho de 1994. A nova moeda foi um marco para a economia brasileira, pois amenizou a inflação, que estava extremamente alta. Em 1995, por exemplo, o IPCA registrou valor de 22,41%. Já em 1998, ele caiu até fechar no recorde de 1,66%. Com positivos resultados, que influenciam a política econômica desde sempre, o plano pode ser considerado um sucesso imediato.

Durante todos esses anos, a preocupação com a inflação foi abordada em diferentes reportagens inscritas no Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico, muitas foram finalistas e também vencedoras, como citamos acima. A partir deste post, vamos divulgar uma série de textos sobre os principais fatos testemunhados ao correr das edições. Continue acompanhando!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>