Visite o portal do Prêmio

17/12/2014

Reportagem sobre os gargalos do escoamento da safra, da Globo Rural, foi a vencedora da categoria “Revista”

Depois do ganhador de “Jornal”, agora é a vez de destacarmos nesse espaço a reportagem especial “Caminhos da Safra”, da Globo Rural, escrita por Rodrigo Vargas, vencedora da categoria “Revista”, da 22ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico. A matéria faz parte de um projeto do veículo, iniciado em 2012, que aborda as questões que envolvem os processos do escoamento de grãos no Brasil.

Reportagem Caminhos da Safra, vencedora da categoria Revista

Diante da problemática falta de estrutura enfrentada a cada safra brasileira, no ano em que o país irá colher volumes recordes, o repórter viajou por seis trechos para acompanhar de perto toda a situação, levantar os pontos positivos e negativos, bem como conhecer e viver os entraves, as possibilidades e as novidades: da BR 364, entre Cuiabá e Rondonópolis, em direção ao novo terminal ferroviário de cargas da América Latina Logística, detentora da concessão da única linha férrea do Estado, e percorreu de caminhão a região portuária de Santos.

Em 30 páginas, a reportagem especial deste ano apresenta com detalhes os crônicos gargalos, as obras atrasadas, os altos valores das multas, pedágios e fretes, os locais onde têm filas de caminhões para a entrada em portos, as estradas que estão em más conservações, as previsões de melhorias nos portos e estradas, as ampliações em armazéns, as expectativas de investimentos e os novos projetos públicos e privados.

Após percorrer por essas regiões, as mesmas que havia passado em 2012 para esse projeto, o jornalista identificou que felizmente o cenário de caos com as filas quilométricas de caminhões, que aguardavam a liberação do porto de Santos, não está se repetindo.

Além disso, o trabalho do repórter registrou que alguns investimentos em infraestrutura ferroviária no Mato Grosso e uma série de novas regras na gestão das cargas que chegam ao litoral paulista estão conseguindo, por enquanto, suavizar um dos mais evidentes gargalos logístico nacional. Como um diário de bordo, ele anotou as principais informações, mas de forma muito imparcial relatou a realidade e a novidade de cada lugar por onde passou.

Leia a interessante reportagem especial Caminhos da Safra”, da Globo Rural, com inúmeras e importantes informações sobre o agronegócio brasileiro, uma das principais atividades econômicas do país. O texto vai surpreendê-lo com a abrangência, imparcialidade e técnica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>