Visite o portal do Prêmio

23/12/2014

Sustentabilidade em alta: reportagem sobre energia eólica, da Tribuna do Norte, foi a vencedora da categoria “Online”

Já apresentamos no blog as vencedoras da categoria “Jornal” e “Revista”. A protagonista desta semana é a reportagem “Eólica – nova indústria, novas oportunidades: para quem?”, publicada no portal do jornal Tribuna do Norte, escrita por Renata Moura e Cledivânia Pereira, que ganhou a categoria “Online”, novidade da 22ª edição do Prêmio CNH Industrial.

Reportagem Eolica, vencedora da categoria Oline

A matéria aborda, de forma imparcial, técnica e abrangente, uma importante alternativa para a questão da energia, dentro do atual tema Sustentabilidade. Com gráficos, infográficos, cases e inúmeras fontes, a reportagem apresenta informações sobre a indústria eólica, seu crescimento, panorama e os pontos positivos e negativos que a geração dessa energia envolve no país: oportunidades, investimentos, empregos, altas remunerações e gargalos, como a falta de mão de obra qualificada, além das perspectivas para o setor.

Como bem apuraram as jornalistas, a geração de energia eólica, uma das opções mais baratas para recobrar a competitividade do setor elétrico no Brasil, se vê diante de um gargalo que desafia a todos: carências de qualificação profissional no país. Pelo crescimento esperado, essa cadeia produtiva vai precisar de milhares de trabalhadores capacitados em níveis técnico e superior nos próximos anos.

Para amenizar essa necessidade, conforme levantaram as repórteres, o setor conta com profissionais estrangeiros, bem como envia seus colaboradores para buscar conhecimento no exterior. Um movimento bem comum em empresas multinacionais.

Não podemos contar tudo por aqui. Mas bem que queríamos. Saiba mais sobre a indústria eólica no Brasil lendo essa incrível matéria. Confira a riqueza de detalhes da reportagem, as histórias contadas em meio às informações reunidas. Após a leitura, ficará fácil entender porque ela foi eleita pelos jurados do ano.

A equipe do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico aproveita o momento para desejar um Feliz Natal!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>